Labnews orienta sobre condutas de limpeza e desinfecção na pandemia

A Labnews é uma empresa especialista em controle de infecção e alerta sobre a importância dos procedimentos e utilização de produtos adequados, na prevenção da contaminação para a população de forma geral.

Diante da atual situação de pandemia da COVID-19, com aumento da transmissão do vírus, internações e os governos retrocedendo nas medidas de reabertura, a Labnews, alerta para a importância dos cuidados com a limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies como forma preventiva de amenizar o contágio. A Labnews é uma indústria brasileira especializada no desenvolvimento de produtos para controle de infecções hospitalares.

Os fatores que podem causar aumento do risco na transmissão de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, estão relacionados aos ambientes, o que abrange não só o espaço físico, mas também as superfícies, ar, objetos e pessoas. Entre as principais causas estão: falta de capacitação dos profissionais sobre as superfícies de alto toque (como maçanetas, telefones, entre outros) que facilitam contaminação cruzada, o uso de produtos de ação limitada ou de difícil aplicação, pouco conhecimento dos processos de limpeza e desinfecção e a baixa conscientização sobre cuidados básicos de higiene pessoal.

Sendo assim, é imprescindível o aperfeiçoamento profissional, o uso de técnicas eficazes, em complemento a utilização de limpadores e desinfetantes com maior tecnologia, que trazem benefícios técnicos, práticos e econômicos, além da agilidade e segurança necessária no combate aos microrganismos.

Tratando-se de unidades de assistência à saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospitais, Clínicas, Consultórios e outros, o cuidado deve ser redobrado devido ao alto fluxo de pessoas e a presença de microrganismos multirresistentes. Esses locais podem dar origem a infecções ao encontrarem meios favoráveis para sobreviver por longos períodos no ambiente. Isso ocorre quando os procedimentos de higiene das mãos e de limpeza e desinfecção de superfícies são falhos ou mesmo aplicados de forma incorreta.

“Um dos fatores de extrema importância é o comportamento dos profissionais de saúde. Pois todo o processo de higiene deve ser prático, mas, sem perder de forma alguma eficiência nos resultados. É imprescindível que o ambiente seja seguro tanto para os profissionais como também as pessoas em trânsito em cada unidade”, explica Kelly Lídia Rodrigues, Gerente de Departamento Técnico e Científico da Labnews.

Risco de contágio

Evitar contágio e disseminação de microrganismos é uma tarefa importante, que conta com diversos fatores, e se iniciam na escolha do produto e na aplicação correta no ambiente.

De acordo com a Anvisa, o produto ideal deve apresentar o menor risco possível de danos às superfícies e aos equipamentos, menor toxicidade para usuários e pacientes e ser de fácil utilização. Em relação aos desinfetantes, além dos fatores já citados, é adequado considerar que o produto elimine os microrganismos mesmo na presença de matéria orgânica.

Entre os principais locais de transmissão em ambientes de assistência à saúde estão as superfícies de alto contato, como, maçanetas, mesas, cadeiras, telefones, camas, colchão, torneiras, suporte de soro, régua de gases, carrinho de medicação, estetoscópio e telas de equipamentos.

“Oferecer uma gama de produtos eficazes e de fácil aplicação faz parte da missão e dia a dia da Labnews. Podemos afirmar que a nossa linha é eficiente e segura para o paciente, que está sendo atendido, e também para o profissional que realiza o atendimento. Nosso foco é na segurança e eficácia da operação”, enfatiza Kelly.

Cuidados que vão além

A Labnews lembra que todo cuidado relacionado a higiene é válido, não apenas para áreas odonto-médico-hospitalares, mas sim em todos os ambientes que frequentamos.

A metodologia usada na avaliação das superfícies de alto contato na área hospitalar para classificar e racionalizar os esforços de limpeza e desinfecção de acordo com o risco, por exemplo, pode ser facilmente usada na realidade do dia a dia comum, fora do ambiente profissional. Os pontos de contato comuns, tocadas frequente por várias pessoas diferentes, como as maçanetas, os telefones, as canetas, as mesas, as cadeiras, as torneiras entre outros, também devem ser limpos e desinfetados com maior frequência e prioridade.

Sabendo da segunda onda da COVID-19 no país, é necessário que a população esteja atenta a medidas de segurança dentro e fora do lar.

“O profissional da saúde deve dar o exemplo, mas não está sozinho nessa importante missão sanitária. As boas práticas de higiene devem começar dentro de casa e, nesse momento, é ideal que sejam intensificadas” explica a enfermeira especialista.

As precauções que a população deve adotar, além da limpeza do ambiente, estão o cuidado pessoal de higiene e de interação com outras pessoas, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilização de álcool em gel a 70%, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca, proteger a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o braço ao tossir ou espirrar, evitar locais fechados sem circulação de ar e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Sobre: A Labnews é uma indústria especializada no desenvolvimento de produtos para limpeza e desinfecção de materiais e ambientes, auxiliando no controle de infecções. O portfólio da Labnews abrange produtos e equipamentos de limpeza, desinfecção de alta tecnologia. Todas as linhas são focadas em oferecer soluções inovadoras com segurança para instrumentais médicos, ambientes, pacientes e usuários. Possuí uma política ambiental que contribuem para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A empresa está localizada em Mogi Guaçu, São Paulo, tem atuação nacional e internacional, com distribuidores e representantes em diversas áreas do País.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO Fale Conosco | (11) 4332-9697

contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa Niceia Freitas | (11) 99849-1965

niceia@atualimagemcomunicacao.com.br Isadora Climaco | (11) 97354-8532 isadora@atualimagemcomunicacao.com.br Dezembro/2020