COVID-19: imunização pela vacina não é sinônimo de redução em medidas protetivas

A Labnews alerta que procedimentos de limpeza e desinfecção não devem ser ignorados

Muito tem se falado dos cuidados que toda a população deve continuar seguindo mesmo com a liberação e imunização após a vacina do combate ao Sars-CoV-2, microrganismo responsável pela pandemia de Covid 19. Protocolos sanitários como o de higienização frequente das mãos, o uso de máscaras (e outros cuidados de etiqueta respiratória), além do constante cuidado com o ambiente, não devem sair da rotina individual de cada um. Sabendo disso, a Labnews, indústria brasileira especializada no desenvolvimento de produtos para controle de infecções hospitalares, alerta também para a importância de protocolos dentro dos ambientes de assistência à saúde, principalmente os relacionados a limpeza e desinfecção de ambientes.

A empresa especialista explica que a vacina é o que possibilitará o controle da doença e fim da pandemia, porém há um intervalo de tempo para que a maioria da população esteja resistente ao vírus e até lá, a transmissão ainda será possível. Portanto, com foco na saúde coletiva, nenhuma medida de biossegurança deve ser reduzida.

Cuidados com superfícies merecem atenção especial

Diversos estudos e publicações defendem que superfícies contaminadas contribuem de forma significativa para a transmissão de microrganismos e que, sendo assim, executar a limpeza e a desinfecção podem reduzir essa transmissão. Cuidados em processos de limpeza e desinfecção de pontos críticos, que são muitas vezes ignorados, previnem a disseminação de doenças.

De acordo com dados da APIC (Association for Professionals in Infection Control and Epidemiology) o uso de desinfetantes especializados é o recomendado para a desinfecção de superfícies em locais onde há a possibilidade de contato com microrganismos multirresistentes veiculados na sujidade, como, sangue, fluídos corpóreos, ou poeira.

Para ter resultados positivos e seguros,    a enfermeira Kelly Lídia Rodrigues, Gerente de Departamento Técnico e Científico da Labnews, adverte que é fundamental fazer uso de produtos adequados, que não colocam em risco a proliferação do coronavírus e de outros microrganismos. “E, importante buscar produtos que comprovem a eficácia, de limpeza e desinfeção em uma única operação, que tenham essa ação comprovadas por laudos.  Portanto, a escolha correta dos itens é um passo fundamental”, afirma.

Além da escolha correta, para obter sucesso na ação para manter os ambientes seguros,   demanda treinamento das equipes para correta aplicação de produtos. Nesse sentido, a empresa já criou e disponibilizou o selo “Ambiente Livre de Microrganismos” para  que os Serviços de Assistência à Saúde,  possam comprovar a seus pacientes e funcionários a preocupação em tornar o ambiente limpo e seguro em relação a vírus e bactérias. Ainda como processo, a fabricante nacional criou um e-book com informações técnicas e orientação da aplicação dos produtos, além da a consultoria técnica oferecida pela equipe de enfermeiras da empresa. “São práticas que devem ser adotadas de forma rigorosa e já aplicadas mesmo dentro da nossa empresa”, explica Kelly.

Foco na eficiência

Para auxiliar no processo, a Labnews lista alguns pontos que podem intensificar a proliferação de microrganismos:

  • Superfícies úmidas ou molhadas
  • Áreas empoeiradas
  • Revestimentos com perda da integridade
  • Matéria orgânica sem rápida remoção
  • Uso incorreto de recursos, como aplicação errada dos higienizantes ou técnica de limpeza inadequada
  • Produtos sem ação antimicrobiana
  • Produtos que podem ser inativados na presença de matéria orgânica

Produtos à disposição

Alinhada com a necessidade do mercado, a Labnews possui ampla gama de produtos, com opções para limpeza e conservação de instrumentos (sejam médicos, laboratoriais, odontológicos ou hospitalares), e os de desinfecção de alta tecnologia. São frutos de mais de 20 anos de pesquisa e de uma equipe comprometida em oferecer os melhores resultados no controle de infecção.

A marca também segue constantemente investindo em desenvolvimento. Assim, todos os produtos de fabricação própria são produzidos com as últimas tendências tecnológicas do mercado mundial.

“Sabemos que a melhor resposta virá de um processo capaz de agregar a facilidade de uso e aplicação com um produto de alto desempenho para combater microrganismos, e isso a Labnews oferece por completo”, finaliza Kelly Rodrigues.

Sobre: A Labnews é uma indústria especializada no desenvolvimento de produtos para controle de infecção hospitalar. O portfólio da Labnews abrange produtos de limpeza, desinfecção de alta tecnologia e equipamentos. Todas as linhas são focadas em oferecer soluções inovadoras com segurança para instrumentais médicos, ambientes, pacientes e usuários. Possuí uma política ambiental que contribuem para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A empresa está localizada em Mogi Guaçu, São Paulo, tem atuação nacional e internacional, com distribuidores e representantes em diversas áreas do País.

 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia@atualimagemcomunicacao.com.br

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadora@atualimagemcomunicacao.com.br
Janeiro/2021